Crato ocupa 2º lugar do ranking das cidades com maior atratividade cultural do País

Crato

O Município do Crato, reconhecido como Capital da Cultura, é o segundo maior destaque para atratividade neste setor, no País. Os dados são do Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC), iniciado em 2004 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o desenvolvimento de uma base de dados do setor cultural no Brasil, destinado à pesquisa e elaboração de políticas públicas para o segmento cultural.

No período de 2009 a 2020, o Crato figura como o segundo município do Brasil no Ranking dos municípios com maior atratividade específica para atividades culturais. A pesquisa é feita nos municípios de algumas regiões e leva em consideração os deslocamentos da população em busca de atividades culturais.

De acordo com a Agência IBGE Notícias pela primeira vez, o SIIC traz dados da pesquisa Regiões de Influências das Cidades (Regic) sobre a atratividade das atividades culturais dos municípios. São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG) mostraram a maior atração de moradores de outros municípios para atividades culturais em seu território. Mas municípios menores, como Balneário Camboriú (SC), Crato (CE), Parintins (AM), Caruaru (PE) ou Caldas Novas (GO) têm as atividades culturais como a principal ou uma das principais motivações para atrair visitantes.

Diversidade de equipamentos culturais

“O principal destaque do Crato está no quesito diversidade de equipamentos culturais, como museu, teatro ou sala de espetáculo, Centro Cultural, cinema, clubes e ponto de cultura. Essa informação é importante para demonstrar que a decisão do Prefeito Zé Ailton em investir na recuperação do Museu, Centro Cultural do Araripe (RFFSA), Teatro Salviano Arraes e na implantação da Política Municipal de Cultura Viva, que financia os Pontos de Cultura é acertada e vai ampliar o potencial cultural do Crato”, destaca o Secretário de Cultura do Crato, Amadeu de Freitas.

Deixe o seu comentário