Ceará tem 15 açudes próximos de sangrar e nove com capacidade máxima, diz Cogerh

Notícias

O Ceará tem 15 açudes com volume acima de 90% e 68 reservatórios com volume inferior a 30%. Os dados são referentes aos 155 reservatórios monitorados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), com dados atualizados até a manhã desta sexta-feira (18).

De acordo com a Cogerh, apesar dos últimos dias com boas chuvas, o estado só possui nove açudes sangrando até sexta-feira. O açude Gameleira em Itapipoca, no Litoral Oeste, foi o último a atingir 100% da sua capacidade. Segundo a Cogerh, o reservatório sangrou nesta quinta-feira (17). A capacidade do açude é de 52,642 milhões de metros cúbicos.

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 9,19% da sua capacidade e o Orós, segundo maior do estado 23,71%. Já o Banabuiú se encontra com 8,07%.

Reservatórios da Grande Fortaleza recebem aporte

O Litoral de Fortaleza foi a segunda macrorregião que mais recebeu chuvas nos primeiros 18 dias de março, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Conforme a Funceme foram 214,5 milímetros. O esperado para a macrorregião é de 252,6 milímetros, ou seja, por enquanto, um desvio negativo de 15,1%. Os dados são preliminares e são atualizados diariamente.

As chuvas contribuíram para melhorar o aporte hídrico de dois importantes açudes na região. O Gavião está com 86,78% de sua capacidade; e o Itapebussu, com 93,87%. Destacam-se também o aporte do Malcozinhado que se encontra com volume de 70,01%; Açude Aracoiaba com 76,02% e Batente com 76,25%.

Outros três se encontram com a capacidade acima dos 50%: Amary: 52,83%; Catucinzeta: 58,33% e Pacajus: 56,57%.

Chuvas no estado e previsão

O Ceará registrou chuvas em cerca de 73 municípios, conforme balanço da Funceme. Entre quinta-feira e sexta-feira, os maiores acumulados foram em Limoeiro do Norte, com 60 milímetros, e Cedro, que recebeu 44 mm. Os dados serão atualizados ao longo do dia.

Sexta-feira:

Céu variando de parcialmente nublado a nublado com chuva em todas macrorregiões, sendo de forma isolada no litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité e Jaguaribana.

Sábado:

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada em todas as macrorregiões.

Domingo:

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.

Foto: Antônio Bastos/Arquivo Pessoal / Fonte: G1 CE

Deixe o seu comentário