Nesta quinta-feira (4), a Câmara dos Deputados aprovou a proposta de inclusão do nome do Padre Cícero no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. A proposta agora seguirá para aprovação no Senado, porém, ainda não há uma data definida para a votação.
- continua depois da publicidade -
------
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um documento que preserva os nomes de figuras que deixaram sua marca na história do Brasil. Conhecido como Livro de Aço, ele está guardado no Panteão da Pátria, localizado na praça dos Três Poderes, em Brasília.
O Padre Cícero, que é tido como santo por uma grande legião de fiéis em todo o país, nasceu em Crato, no Ceará, em 1844, e foi ordenado padre em Fortaleza em 1870. Além de ser um líder religioso, Padre Cícero também foi prefeito de Juazeiro do Norte, onde faleceu em 1934.
Em 1969, uma estátua em homenagem ao religioso foi inaugurada em Juazeiro do Norte e desde então tem atraído anualmente cerca de 2,5 milhões de romeiros e visitantes.
A proposta de inclusão do nome de Padre Cícero no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria foi apresentada pelo deputado autor do projeto de lei e foi aprovada com recomendação da relatora em plenário, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
Vale ressaltar que em 2022, a Igreja Católica deu início ao processo de beatificação do Padre Cícero, o que evidencia ainda mais sua importância para a história do Brasil e a devoção popular que cerca sua figura.
Contents