Barbalha realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

Barbalha

A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta terça-feira (05), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. Com o tema central “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial do SUS”,  O evento teve como objetivo reunir os diversos segmentos da sociedade para discutir a saúde mental do município e elaborar propostas para o fortalecimento de programas e ações.

A Conferência foi realizada no auditório da Universidade Federal do Cariri, campus Barbalha, e contou com a palestra da  Drª Cintia Gomes que discutiu sobre os principais eixos da conferência:  I – Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; III – Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade e IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

A partir desses quatro eixos foram discutidas as propostas que serão encaminhadas para a  IV Conferência Estadual de Saúde Mental, prevista para ocorrer entre 21 e 22 de junho.

A secretária de Saúde, Sheyla Martins, afirmou que a iniciativa irá contribuir para construção de propostas para que possam melhorar cada vez mais os serviços de saúde mental ofertados à população. “Hoje Barbalha conta com mais três serviços estruturais ofertados nos Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Infantil, CAPS AD e CAPS III. Desejamos trazer mais serviços para Barbalha e hoje vamos escolher os delegados que irão participar da Conferência Regional. Então, é importante a participação de cada um presente aqui hoje para que possamos construir propostas e cada vez mais melhorar nosso serviço”, concluiu.

Tina, participou da Conferência representando todos os pacientes psicossociais do município. Emocionou os presentes ao cantar ‘Balada do Louco’ dos Mutantes e se diz grata por está vivenciando aquele momento “Estou muito orgulhosa em estar hoje aqui representando os meus colegas. Esse momento é importante para a saúde mental de Barbalha e para que as pessoas acreditem na saúde mental. É a partir dela que as pessoas têm a possibilidade de ter acesso ao desenvolvimento social e de socialização”, afirmou.

Deixe o seu comentário