Barracas de praia, academias e igrejas terão o primeiro fim de semana de atividades permitidas após decreto de isolamento

_________

Barracas de praia no Ceará terá o primeiro fim de semana com funcionamento permitido desde o dia 5 de março, quando as atividades econômicas não essenciais foram suspensas. Decreto válido desde a última segunda-feira (3) passou a autorizar que as academias de ginástica, igrejas e lojas de rua além de shoppings, também podem voltar a funcionar aos sábados e domingos, porém com limitações.

--------------- PUBLICIDADE ---------------

-------------------CCEV-------------------

As barracas de praia só podem funcionar neste sábado (8), de 10h às 15h, na modalidade de restaurante, ou seja, piscinas e parques aquáticos não devem ser utilizados por enquanto. As academias devem respeitar a capacidade máxima de 25% de atendimento simultâneo aos clientes e o treino ou aula devem ser feitos por agendamento.
E as igrejas vão poder promover celebrações presenciais até 17h, com as devidas medidas sanitárias e com limite de capacidade de 25%.

Sem avanços no decreto

Em anúncio nesta sexta-feira (7), o governador Camilo Santana afirmou que não haverá avanços no decreto de reabertura econômica e social no Ceará, válido desde a última segunda-feira. A medida é justificada pelo aumento no número de testes positivos que detectam a infecção no Ceará.

Segundo o governador, a cada 100 testes Swab feitos no estado, 62 deram resultado positivo para a presença de coronavírus, o que representa que ainda há grande circulação do vírus.

“Na última semana houve um aumento significativo da positividade dos testes realizados aqui em Fortaleza e no Ceará e isso acendeu um sinal de alerta importante e pelo princípio da prudência, o comitê decidiu não realizar nenhuma alteração no decreto na próxima semana para avaliarmos melhor os dados e poder fazer com segurança os avanços necessários”, disse o governador.

Durante a transmissão ao vivo, o secretário da Saúde, Dr. Cabeto afirmou que é preciso esperar algumas semanas para ter a pandemia sob controle de uma forma mais segura. “Nós estamos esperando um menor número de casos e de percentual de doentes menos graves agora em maio, mas tudo depende da colaboração de todos”, ressaltou.

Veja como fica o funcionamento de cada setor:

Academias

Segunda a sexta: de 6h às 18h

Aos fins de semana: até 15 horas, podendo ser até 17 horas se a academia for localizada em shopping.

Além disso, os estabelecimentos devem respeitar a capacidade máxima de 25% de atendimento simultâneo aos clientes e o treino ou aula devem ser feitos por agendamento.

Barracas de praia

Segunda a sexta: de 10h às 16h

Aos fins de semana: de 10h às 15h

As barracas de praia só podem funcionar na modalidade de restaurante, ou seja, piscinas e parques aquáticos não devem ser utilizados por enquanto.

Igrejas

Segunda a sexta: é permitido realizar celebrações presenciais desde que respeitados o limite de 25% da capacidade e os protocolos sanitários e o horário do “toque de recolher”

Aos fins de semana: instituições religiosas vão poder promover celebrações presenciais até 17h, com as devidas medidas sanitárias, com limite de capacidade de 25%.

Comércio de rua e shoppings

Segunda a sexta:

– Comércio de rua e restaurantes: 10h às 16h
– Comércio de shopping e praças de alimentação: 12h às 18h

Aos fins de semana:

– Comercio de rua e restaurantes: 10h às 15h
– Comércio de shopping e praças de alimentação: 12h às 17h

Café da manhã

Outra mudança anunciada pelo governador foi a permissão de atendimento presencial para café da manhã, dando autorização de funcionamento a partir das 6h a padarias, supermercados e congêneres, durante todos os dias da semana.
“A decisão do comitê é que vamos fazer o avanço das atividades econômicas. No fim de semana voltarão a ser permitidas as atividades econômicas com horários reduzidos, além das atividades religiosas, com o toque de recolher começando às 19h no sábado e no domingo”, disse Camilo.

Os horários de funcionamento do comércio e restaurante, contudo, serão diferenciados aos fins de semana.

Camilo Santana salientou ainda que municípios que estão com situação mais crítica da pandemia estão autorizados a instaurarem decretos de isolamento social mais rígidos.

Outras atividades

Desde o dia 24 de abril, Camilo já havia decidido por ampliar o funcionamento de escolas e reabrir academias, igrejas e barracas de praia.

“Estamos autorizando o avanço do processo de flexibilização das atividades econômicas, sempre com muita responsabilidade. Lembrando que as regras valem de segunda a sexta-feira e manteremos o isolamento social rígido no próximo final de semana, sábado e domingo, quando vão ficar autorizadas a funcionar apenas as atividades essenciais”, disse.
As medidas aplicadas na ocasião foram:

Autorização do ensino presencial em escolas ate o 9º ano, com 40% da capacidade das turmas

Funcionamento de academias de ginástica com 25% da capacidade

Funcionamento de igrejas e templos com 25% da capacidade

Funcionamento de barracas de praia com 40% da capacidade

Em relação às escolas, ainda deve ser oferecido o ensino remoto, caso seja a opção dos responsáveis pelos estudantes.
O Campeonato Cearense de Futebol da série A também está autorizado a acontecer, seguindo os horários estabelecidos no decreto.

Foto: Natinho Rodrigues/SVM

--------------- PUBLICIDADE ---------------

-------------------CCEV-------------------

Fonte: Portal G1 CE

--------------- PUBLICIDADE ---------------

-------------------CCEV-------------------

Comentarios

Comente