Ceará atinge a maior ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 desde junho

_________

As internações por Covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) atingiram, nesta terça-feira (23), o maior número desde junho de 2020, o pico de ocupação nesses tipos de leito, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado. 

--------------- PUBLICIDADE ---------------

-------------------CCEV-------------------

Ao todo, 823 UTIs estavam ocupadas, 54 a mais que na segunda-feira, quando 769 pessoas precisavam do suporte. No dia 2 de junho do ano passado, pico de internações, 951 pessoas estavam em UTIs em um único dia, conforme dados oficiais. No mesmo mês, os dias 3 (898) e 15 (846) também superaram a ocupação atual.

A ocupação de UTIs vinha em queda desde julho de 2020, quando atingiu o menor número em 24 de dezembro, quando teve 163 pessoas internadas. Contudo, a demanda voltou a crescer a partir da segunda semana de janeiro de 2021, acelerando na primeira semana de fevereiro e mantendo uma curva ascendente desde então.

Em termos percentuais, 90% destas unidades estavam ocupadas ontem nas unidades de saúde que atendem pacientes infectados com o coronavírus, porcentagem já alcançada nos últimos dias, o que indica que o número de UTIs do tipo vem aumentando na mesma proporção que a necessidade dos doentes.

O crescimento de casos e internações motivadas pela Covid-19 tem exigido de entidades públicas e privadas a reabertura de leitos exclusivos para o tratamento da doença. Somente na rede estadual de saúde do Ceará, o número de equipamentos disponíveis para atender paciente com a doença já chegou a 70% dos leitos ativos no auge da primeira onda de internações, entre abril e junho do ano passado, e deve atingir o maior número de toda a pandemia até o fim do mês de março.

Novos leitos

O Governo do Estado anunciou novos leitos e requereu ocupações em sistema particular para suprir a demanda crescente, além de estabelecer medidas de isolamento social mais rígidas para evitar o avanço da doença. 

Na outra ponta, o número de doses de vacina contra a Covid-19 — ainda insuficiente para o grupo prioritário desta etapa — está prestes a acabar. Uma nova remessa é aguardada para esta quarta-feira (24).

O Ceará já soma 414.492 casos de infectados pelo novo coronavírus desde fevereiro de 2020 até hoje. Outros 44.514 são investigados. Nas últimas 24 horas, seis mortes foram confirmadas em decorrência da doença. E, em quase um ano da pandemia, foram contabilizados 11.072 óbitos no Estado. 

Veja os dias com maiores ocupações nas UTIs do Ceará desde o pico da pandemia:

02/06/20 – 951
03/06/20 – 898
15/06/20 – 846q

📸 Marcos Silva

--------------- PUBLICIDADE ---------------

-------------------CCEV-------------------

Fonte: Diário do Nordeste

Comentarios

Comente