Ceará deve ter volume de chuva dentro da média no 1º trimestre de 2021

_________

A previsão do tempo para o primeiro trimestre de 2021 no Ceará indica maior possibilidade de chuva dentro da média histórica ou um pouco acima para a região noroeste e dentro da normalidade ou um pouco abaixo para o sul do estado.

--------------- PUBLICIDADE ---------------

-------------------CCEV-------------------

Para o trimestre – janeiro, fevereiro e março –, a média pluviométrica é de 420 milímetros. Março deve ter o maior volume nesse período: 203 milímetros.

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Fernandes, revelou preocupação com o prognóstico. “A temperatura do Oceano Atlântico Tropical Sul não está como a esperada para o momento, mas vamos aguardar um pouco mais, uma definição na segunda quinzena de janeiro, o que pode trazer mais chuvas”, pontuou.

A atual temperatura das águas superficiais do Atlântico Equatorial e Tropical Sul pode inibir a formação de nuvens de chuva para o primeiro trimestre de 2021, explica Fernandes.

Previsão da Funceme

A Funceme, órgão estadual que elabora previsão do tempo, ainda não definiu a data para anunciar o primeiro prognóstico para a quadra chuvosa de 2021, o que normalmente ocorre por volta de 20 de janeiro.

Para os próximos três dias, o instituto prevê “tempo com nebulosidade variável com possibilidade de chuva isoladas em todas as regiões cearenses”. O instituto não quis analisar, entretanto, as precipitações deste mês.

Para o mês de janeiro, o esperado são 98 milímetros. O meteorologista da Universidade Federal de Alagoas Humberto Barbosa frisou que “há uma tendência maior” de ocorrer chuva dentro da média, “mas ressaltamos a má distribuição característica do semiárido e a ocorrência de veranicos”.

Humberto Barbosa também mostrou preocupação com a temperatura do Oceano Atlântico Equatorial e Tropical Sul. “Teremos de esperar um pouco mais para o posicionamento do atlântico, que geralmente ocorre em fins de janeiro”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Erivaldo Freitas, mostrou confiança que 2021 vai trazer boas chuvas e vai deixar os açudes cheios. “Eu não sei ainda o que os meteorologistas estão dizendo, mas a minha fé é que o inverno do próximo ano vai continuar bom”, revelou. “Acho que em janeiro já teremos boas chuvas.”

Foto: Flavio Corvello/Futura pressa/Estadão Conteúdo

--------------- PUBLICIDADE ---------------

-------------------CCEV-------------------

Fonte: Portal G1 CE

Comentarios

Comente