Tremor de terra com 2.3 graus de magnitude é registrado entre Iguatu e Orós, no Centro-Sul do Estado

Um tremor de terra foi registrado entre os município de Iguatu e de Orós, no Centro-Sul do Ceará, durante a tarde deste sábado (17), com magnitude de 2.3 graus na Escala de Richter. De acordo com a Defesa Civil o evento sísmico, ocorrido às 14h04 foi considerado imperceptível. Um abalo sísmico semelhante ocorreu em outubro de 2016 na mesma região do Estado.

--------------- PUBLICIDADE ---------------

-------------------CCEV-------------------

O mestre em Geofísica do Laboratório Sismológico (LabSIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Eduardo Menezes, explica que a causa do tremor tem relação com às pressões no interior da terra. “Em alguns locais, essas pressões atuam nas falhas geológicas que existem e fazem que estas se movimentem, gerando estes tremores, como é o caso dessa região”, afirma.

Mesmo em um nível leve, as autoridades da Defesa Cívil dos municípios foram informadas sobre o fenômeno que não apresenta riscos, como acrescenta o especialista.

“Entramos ontem mesmo em contato com o pessoal da Defesa Civil de Fortaleza e também de Iguatu informando sobre o tremor. Não obtivemos, até o momento, informações que este tenha sido sentido pela população local”, destaca.

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de Iguatu, Nijair Araújo, informou ao Sistema Verdes Mares que não houve nenhuma chamada para a região. Também foram procurados moradores da região sobre o tremor, mas até a publicação dessa matéria não houve relatos sobre o ocorrido.

Foto: Arquivo pessoal

--------------- PUBLICIDADE ---------------

-------------------CCEV-------------------

Fonte: Diário do Nordeste

Comentarios

Comente