Festival de fotografia, espetáculos e exposição sobre cultura popular integram a programação cultural do fim de semana

Os artistas e equipamentos culturais encontraram nas plataformas virtuais uma forma de continuar levando arte, cultura e entretenimento para o público de casa durante a pandemia. Neste fim de semana, a programação segue neste formato, com espetáculos, exposições e festival de fotografia na lista de atividades disponíveis gratuitamente.

--------------- PUBLICIDADE ---------------

-------------------CCEV-------------------

As comemorações do Dia da Cultura Popular, celebrado no próximo dia 22 de agosto, foram antecipadas e já podem ser conferidas a partir deste fim de semana. Nesta sexta-feira (14), o Cineteatro São Luiz estreia sua programação em alusão à data com exibição da mostra “Mestres & Contos – Cultura Popular como Linguagem Transversal entre os povos”, do fotógrafo paraibano Thiago Nozi.

O público pode conferir ainda o espetáculo “Todos seremos mãe”, também nesta sexta. A peça aborda o processo de espera constante de uma família que aguarda o retorno de um filho que desapareceu nos porões da ditadura militar brasileira. Ainda na programação teatral, o Dragão do Mar exibe o projeto “De Frente com Deydi”, no domingo (16). O espetáculo é uma sátira dos programas de TV que marcaram as gerações dos anos 1980 e 1990.

A programação do QXAS – Festival de Fotografia do Sertão Central, termina nesta sexta, com uma palestra sobre o projeto “Severinas Mulheres do Sertão”.

Confira a programação completa:

Música
Sexta-feira (14)
Banda Líbanos, às 19h – YouTube

Di Ferrero, às 22h – Aplicativo BeApp

Sábado (15)

Seu Jorge, às 16h – Ingresse

Maiara e Maraísa, às 17h30 – YouTube

Dudu Nobre (Em Casa com Sesc), às 19h – YouTube

Domingo (16)

Gusttavo Lima e Jonas Esticado, às 18h30 – YouTube

Projeto Pôr do Sol homenageia Tom Jobim, às 17h – No Instagram do pianista Felipe Adjafre, com retransmissão no Youtube do artista.

Teatro
“Todos seremos mãe”

O Porto Iracema das Artes exibe o espetáculo “Todos seremos mãe” nesta sexta, a partir das 15h, no YouTube. A peça mostra a inquietação das famílias que perderam parentes nas ações do Estado durante a ditadura militar a partir da espera dos familiares de Pedro, um jovem desaparecido. A produção, que tem como ponto de partida a peça “Os Cactos”, do dramaturgo cearense Emmanuel Nogueira, ficará disponível por 48 horas.

“De Frente com Deydi”

O espetáculo “De Frente com Deydi” realiza uma sátira dos programas de televisão que marcaram as gerações dos anos 1980 e 1990. Na produção, Deydianne Piaf se reveza entre 4 personagens, de apresentadora a entrevistadas. O projeto faz parte do edital “Arte em Rede” e será exibido no domingo, às 19h, no Youtube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Exposição
Mestres & Contos – Cultura Popular como Linguagem Transversal entre os povos

Para celebrar o Dia da Cultura Popular, comemorado no dia 22 de agosto, o Cineteatro São Luiz preparou uma programação especial na faixa das exposições. A iniciativa tem início nesta sexta, às 18h, com a mostra “Mestres & Contos – Cultura Popular como Linguagem Transversal entre os povos”, do fotógrafo paraibano Thiago Nozi. A produção foi realizada junto aos Mestres da Cultura do Ceará e da Paraíba e apresenta registros de diversas manifestações artísticas e culturais tradicionais desses estados. A mostra será disponibilizada no site do Cineteatro São Luiz.

Especial
QXAS – Festival de Fotografia do Sertão Central

A terceira edição do QXAS – Festival de Fotografia do Sertão Central chega ao fim nesta sexta com uma palestra online sobre o projeto “Severinas Mulheres do Sertão”, que desenvolve exposições rurais e rodas de conversa em assentamentos e comunidades nos sertões do Ceará. Para debater a temática, o festival convida Maria Oliveira e Mayara Albuquerque, fundadoras do coletivo feminista Severinas e mediadoras do Clube de Leitura Mulher e Literatura, em Quixeramobim. As atividades acontecem no Youtube do festival.

Festa de Iemanjá

As celebrações à Rainha das Águas não vão ocorrer ao pé do mar este ano. Os festejos para Iemanjá serão de forma virtual, neste sábado (15), no canal da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). A programação tem como tema “É mar, é maresia: memórias históricas da Festa de Iemanjá”. Com início às 14h, os destaques são as apresentações culturais de afoxés, capoeira e maracatu, um pocket show do cantor e compositor Calé Alencar, rodas de diálogo e exposições virtuais de fotógrafos e fotógrafas que já registraram a festa. As atividades continuam na segunda (17), no mesmo canal e horário.

Audiovisual
Cinema Dragão

Dando continuidade à programação, mesmo com as salas fechadas, o cinema exibe filmes no formato drive-in e nas plataformas virtuais. Para curtir uma sessão de cinema sem sair de casa, o público pode acessar a plataforma do Cinema Virtual neste fim de semana, que exibirá os filmes “O Pássaro Pintado” e “Professor”, ambos de Adam Dick. O ingresso custa a partir de R$ 24,90. Já para aqueles que desejam usufruir de uma programação presencial, mas de forma segura, o Cinema Dragão assina a curadoria dos filmes do Imprensa Drive-In, que nesta sexta, exibe o filme “Macabro”, às 21h40. No domingo, a programação fica por conta do longa-metragem “Acossado”, às 20h30. As entradas custam R$ 60 e são cobradas por veículo, com capacidade de até 4 pessoas.

Foto: Divulgação

--------------- PUBLICIDADE ---------------

-------------------CCEV-------------------

Fonte: Portal G1 CE

Comentarios

Comente