Como fazer um bom negócio ao negociar seu apartamento em Fortaleza?

Saiba o que levar em consideração antes de comprar um apartamento na capital cearense

--------------- PUBLICIDADE ---------------

-------------------CCEV-------------------

A despeito da crise econômica que assola o país, o mercado imobiliário em Fortaleza está bastante aquecido. Com novos lançamentos sendo realizados, a oferta de crédito crescendo e a taxa de juros para financiamento sendo reduzida, comprar um imóvel se tornou um investimento atrativo. Isso vale também particularmente no que tange aos apartamentos. O contingente de apartamentos vendidos e apartamentos à venda em Fortaleza aumentaram.

A propósito, a venda de apartamentos aumentou em cerca de 5% na cidade, em comparação com os outros anos, movimentando pouco mais de um bilhão de reais. Cada vez mais as pessoas estão procurando novas oportunidades para adquirir o seu apartamento, seja para morar em si ou então para investir, alugando-o.

Tendo em consideração este cenário, vale a pena ficar por dentro de boas dicas para negociar o seu apartamento em Fortaleza, a fim de que se faça um bom negócio.

Dicas de negociação na hora de adquirir um apartamento em Fortaleza

Para as pessoas que estão em busca de um apartamento, é preciso saber pesquisar muito bem antes de fazer uma escolha e tomar uma decisão. Por conta do aquecimento do mercado imobiliário na cidade, conforme citado anteriormente, isso acaba puxando os preços dos imóveis lá em cima.

Dessa forma, algumas pessoas podem se assustar ou ficar muito receosas, com receio de não ter condições suficientes de honrar os pagamentos. No entanto, não é necessário se preocupar, pois aprendendo como negociar de forma inteligente e eficaz, torna-se mais possível melhorar o valor do apartamento e obter condições mais facilitadas de pagamento.

Tendo em vista esse cenário, leve em consideração as dicas adiante na hora de negociar o seu apartamento em Fortaleza.

Busque ter um diálogo construtivo com o dono do apartamento

Caso tenha encontrado um apartamento que te agrade e atenda às suas necessidades, seja perseverante. O dono do imóvel está tão interessado em vender o mesmo quanto você está em compra-lo. Isso significa, em outras palavras, que ele está aberto e receptivo a escutar algumas contrapropostas.

Se você tiver um carro ou outro bem para dar de entrada no apartamento, isso também irá ajudar bastante na hora de dialogar com o proprietário e obviamente na compra do apartamento em si.

É fundamental que você não exagere no seu anseio e desejo de ter logo um apartamento para chamar de seu e acabe comprometendo a sua praticidade e conforto, cedendo um bem valioso para ti. Todavia, ao mesmo tempo, esclareça o quanto você está sequioso por esse imóvel e busque encontrar um ponto de equilíbrio capaz de facilitar as coisas para você.

Use tudo o que puder a ser favor e questione o proprietário sobre a quanto tempo o apartamento está posto à venda e por qual motivo, sempre relembrando-o que além de arcar com o preço do imóvel em si, você terá de bancar o condomínio. Caso não se trate de um apartamento vendido assim que foi lançado, vale a pena tentar obter um desconto.

Deixa claro que é capaz de cumprir com a proposta efetuada

Quando se está negociando a compra de um apartamento, deixe claro para o dono que você tem plenas condições de dar conta dessa aquisição. Normalmente, no momento em que você é bem sucedido em comprovar para o dono que não terá nenhum tipo de problema em bancar o valor do imóvel, ele acaba se sentindo mais seguro e com isso flexibiliza os seus limites.

Certamente que você também precisa ter consciência que o desconto não será nada absurdo. Afinal, o apartamento também é dotado de um valor de mercado.

Procure não forçar muito a barra

É de suma relevância que seu intuito seja conseguir um desconto situado entre 1% a 10% do valor do apartamento, porque essa é a média obtida pelos compradores em geral depois de uma rodada de negociações. Pode até haver casos de porcentagens maiores de descontos, algo em torno de 11 a 20%, porém é algo bem mais raro de acontecer.

Para conseguir descontos maiores do que o habitual, uma alternativa é apontar para o vendedor que tipos de problemas fazem com que você se sinta estimulado a solicitar descontos maiores para ele.

Faça a comparação de apartamentos similares com preços mais reduzidos

Procure fazer um levantamento apurado e encontre apartamentos similares que apresentem preços mais baixos que aquele que você quer e tem predileção. Deixe claro para o corretor e/ou proprietário o quanto você sabe sobre o mercado e que você tem ciência da faixa de preço para apartamentos parecidos com aquele. Isso sempre se constitui em um argumento forte.

A nível de exemplo, se você encontrou o seu apartamento dos sonhos, com 3 quartos, sala, cozinha, dois banheiros e área de serviço, com todos os cômodos com um bom tamanho, mostre ao corretor outros apartamentos similares e que estão com um preço menor, a fim de conseguir uma redução no valor do apartamento que você deseja.

Selecione imóveis em consonância com o seu orçamento

É simplesmente crucial saber selecionar um apartamento que exiba um preço que é compatível com o seu orçamento. De nada adianta querer um apartamento com um valor maior se você não tiver plenas condições financeiras de arcar com ele.

Dar um passo maior do que a perna nesse aspecto pode prejudicar seriamente a sua capacidade financeira e trazer maiores riscos também para quem vende, pois aumenta as chances de não se conseguir bancar a compra e resultar em uma dívida.

Se não for possível comprar um apartamento maior, talvez seja mais interessante apostar em um flat em Fortaleza. Desse modo, você realiza seu sonho de ter um imóvel próprio, porém sem deixar sua renda comprometida em excesso.

 

Agora você sabe como fazer uma boa negociação na hora de adquirir o seu apartamento em Fortaleza. Permaneça nos acompanhando para ficar por dentro de novas dicas. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

--------------- PUBLICIDADE ---------------

-------------------CCEV-------------------

Foto: Pexels

Comentarios

Comente