Cearense é o único brasileiro em equipe de pesquisadores para tratamento de epilepsia

O professor cearense Geancarlo Zanatta, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), é um dos autores de uma pesquisa internacional que auxiliará no tratamento da epilepsia. O trabalho aborda os efeitos do ácido valpróico, um medicamento anticonvulsivante utilizado no tratamento da doença. O composto também é usado no tratamento de outras doenças neurológicas. 

--------------- PUBLICIDADE ---------------

-------------------CCEV-------------------

O estudo foi desenvolvido ao longo de cinco anos e teve início através do programa Ciências Sem Fronteiras, a partir do pós doutorado de Zanatta no Birkbeck College, da Universidade de Londres, no Reino Unido. Depois de finalizar o período na universidade britânica, o professor prosseguiu o trabalho no Departamento de Física da UFC. 

--------------- PUBLICIDADE ---------------

-------------------CCEV-------------------

“Desenvolvi, durante um ano, as simulações computacionais da pesquisa na UFC”, diz. Os estudos foram realizados em parceria com grupos de pesquisa do Reino Unido e dos Estados Unidos, e foi publicado na última edição da revista The Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America – PNAS, um dos periódicos científicos mais citados no mundo. 

--------------- PUBLICIDADE ---------------

-------------------CCEV-------------------

Sobre os efeitos colaterais que do medicamento, o pesquisador explica que a pesquisa diretamente “não foca nos efeitos colaterais, mas os dados produzidos, a partir dela, vão permitir que o químico farmacêutico faça um novo derivado e ele possa testar esse medicamento”.                     (G1 CE)

Comentarios

Comente