Moradores da Zona rural Denunciam Descaso da Prefeitura de Juazeiro em Abastecimento de Água Local

_________

Após reunião realizada na última segunda-feira, 12, pelo prefeito em exercício de Juazeiro do Norte, Giovane Sampaio, no sítio Gavião que contou com a presença do vereador Capitão Vieira e representantes do Sisar – Sistema de Saneamento Rural, moradores da zona rural de Juazeiro do Norte denunciam o descaso da prefeitura com o abastecimento de água na localidade.

--------------- PUBLICIDADE ---------------

-------------------CCEV-------------------

A assessoria de comunicação do município divulgou uma nota sobre a reunião realizada para tratar da falta de água no sítio Gavião e nas comunidades circos vizinhas. Segundo o texto, a população se queixa da falta de água nas casas mesmo com três poços nas comunidades, ou seja, existe água, mais a distribuição não é feita corretamente.

No entanto, moradores dizem que existe uma distribuição regular feita por um morador da comunidade desde o ano de 2016, eleito pelos próprios moradores através de plebiscito e que é de conhecimento do poder municipal atual. O que não existe e a conscientização no uso da água por parte das pessoas residentes naquela localidade e a manutenção dos encanamentos que levam a água para as casas que deveria ser preocupação da prefeitura.

A manutenção dos equipamentos como caixa, bomba e encanação é feita pelo responsável pelo abastecimento de água na comunidade, o senhor Pedro Alcântara de Moraes com o auxílio dos moradores. Ele recebe uma pequena ajuda de custo de algumas pessoas para, segundo ele, tentar manter os equipamentos funcionando e guarda todas as notas fiscais do material que é comprado. Pedro se diz indignado com a nota da prefeitura, que não oferece nenhum tipo de ajuda para manter essas comunidades abastecidas.

Sobre a possível falta de água e a existência de três poços na comunidade citada pelo texto da assessoria de comunicação da prefeitura, ele disse não haver falta de água, mas um revezamento no abastecimento necessário para atender todas as casas, e que não existem três poços funcionando, um está parado justamente por falta de equipamento.

Desde o ano de 2016 já foram várias promessas de implantação do Sisar nas comunidades, órgão responsável pelo abastecimento de água das zonas rurais do estado do Ceará, mas até hoje o sistema é comandado por um líder comunitário local.

--------------- PUBLICIDADE ---------------

-------------------CCEV-------------------

Por Regy Santos.

Comentarios

Comente