Aposentadoria por idade só poderá ser pedida por telefone ou internet a partir do dia 21

A partir da próxima segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar atendimento presencial para pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade. Os dois benefícios só poderão ser solicitados por telefone ou internet.

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A análise para concessão da aposentadoria por idade e do salário-maternidade já é feita automaticamente, com base nos dados disponíveis nos sistemas do INSS e do governo, desde setembro de 2017. Mas até então também era possível fazer o pedido pelo modelo de agendamento, que agora ficará indisponível.

Os benefícios poderão ser solicitados no site do instituto (http://www.inss.gov.br/) ou pelo telefone 135. O segurado receberá um número de protocolo e só será chamado a uma agência do INSS em casos excepcionais, como na falta de documentos.

De acordo com o INSS, a mudança deve reduzir o tempo de análise dos pedidos. Segundo o órgão, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma “em breve”.

Serviços agendados

A partir do dia 24, serviços antes atendidos por ordem de chegada nas agências poderão ser agendados pela internet e telefone.

São eles:

Alterar meio de pagamento;

Atualizar dados cadastrais do beneficiário;

Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes;

Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País;

Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF;

Cadastrar Declaração de Cárcere;

Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família;

Cadastrar ou Renovar Procuração;

Cadastrar ou Renovar Representante legal;

Desbloqueio do Benefício para Empréstimo;

Desistir de Aposentadoria;

Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados;

Pensão por Morte;

Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS;

Reativar Benefício;

Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho;

Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão;

Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido;

Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário;

Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho;

Transferir Benefício para outra Agência.         (G1)

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